quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Exercício de Memória

Hoje o café estava muito quente para ser tomado de imediato (o primeiro dia de outono disfarçou-se de Estio) e as torradas ainda demoravam um pouco a saltar, pelo que me reclinei e comecei a fazer o meu exercício mental diário de escolher o primeiro tema que me viesse à cabeça e utilizar o raciocínio A+B=C para chegar a uma conclusão objectiva.Nada por acaso, até porque acaba por ser o tema Matosinhense por excelência da actualidade: diferenças entre o anterior e o actual presidente da câmara. Não querendo ir pelas óbvias enormes diferenças entre o aspecto, altura, formação académica, cívica e moral (ou falta delas) decidi-me pelas diferenças do tipo de discurso.O antigo dizia que "eu fiz", "eu sei", "eu sou" e TÓMBEM "eu controlo todas as acções da autarquia", a não ser quando dava raia da grossa e aí, ÓBIAMENTE, "a culpa foi do responsável desse pelouro em quem eu confiei e fui traído".O actual diz que "a minha equipa fez", "os meus vereadores chegaram a esta conclusão", "nós somos" e "a estratégia deste executivo é uma estratégia colectiva", mas quando a coisa dá para o torto tem a humildade de assumir que "este erro que foi cometido serve como lição e eu tudo farei para que este seja corrigido".Enretanto o café esfriou um pouco e as torradas ficaram no ponto, naquele ponto subversivo que permite uma pitada de malícia que me fez recordar um episódio de uma junta da mesma convicção política que foi injustamente acusada de irregularidades por uma denúncia anónima e que o presidente de então optou, enquanto também presidente da comissão política conselhia, por lavar daí as suas mãos e que quem lá estivesse que se aguentasse à bronca, não querendo saber até que ponto o seu partido saíria prejudicado desta situação. O mais importante era ele próprio não sair beliscado da situação...Valha-me o meu cafezinho para me manter a memória para não correr o risco de ser apanhado na esquina por um artista destes (pseudo-independente) nas próximas eleições...

Sem comentários:

Enviar um comentário