sábado, 26 de setembro de 2009

Escolher em quem votar

Aproveitando a calmaria do dia de reflexão política, que é como quem diz um dia de sossego depois de uns quantos seguidos de barafunda e sarrafustedo de pouco nível por parte de alguns, procurei tomar o meu café subversivo e umas torradas com um amigo de sempre, que tem uma capacidade impressionante de, em pequenos comentários de bobo, sintetizar ideias e justificar sensações.
Ainda antes das torradas aquecerem a manteiga, a pergunta incómoda para quem ainda não decidiu o seu voto: "Vais votar em quem para primeiro-ministro?" e a resposta da praxe, minimamente correcta e a desculpar o facto de ainda não ter decidido: "Então, pá... o voto é secreto...". Uma trinca na torrada, 10 segundos de silêncio e o comentário do meu amigo: "Sabes, não vou votar em nenhum daqueles que está nos cartazes com expressão de obstipado ou prestes a soltar um traque inconveniente..."
Quase engasgado com a torrada pela gargalhada imediata, um gole de café acalmou-me e reflecti naquele comentário... Realmente todos os candidatos do centro para a direita têm efectivamente essa expressão, ou estará a ser confundida com uma expressão de sentimento antecipado de derrota, de ser a cara de uma causa perdida e de ter aceitado ser testa de ferro de um movimento no qual não acredita nem augura qualquer futuro?
Segundo dizem na publicidade televisiva, quem é mais o organismo regular vive o dia-a-dia mais sorridente, esclarecido e com mais alegria. Segundo diz o povo, quando se está "entupido" a matéria vai subindo e começam a aparecer as ideias de m####. Acho que vou optar pelo candidato mais sorridente e bem disposto nos cartazes...
Porreiro, pá!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário